Almoço de primeira: lángos, sopa (que veio de brinde) e cerveja |
E quando chegamos na Hungria, descobri uma das maiores delícias do mundo: a pizza húngara - lángos.
Há muitos anos atrás o lángos era feito em um forno parecido com uns fornos de assar biscoito que também já foram comuns no Brasil. Com o tempo, esse tipo de forno quase deixou de existit, pois é impossível ter um desses em um apartamento ou em uma casa pequena. Ao invés de abrir mão da delícia, os húngaros adaptaram a receita e começaram a fritar a massa ao invés de assar. E como, definitivamente, fritura é sinônimo de sabor, o resultado é maravilhoso!
Ao contrário da pizza tradicional, a versão moderna do lángos recebe o recheio depois da massa ser frita. A versão mais pedida entre os húngaros é a mais simples de todas: manteiga de alho, uma espécie de iogurte e queijo ralado. Mas como o recheio é colocado na hora, fica tudo à escolha do cliente!
Quando fomos em Szentendre, uma cidadezinha perto de Budapeste, achamos um lugar que produzia a versão tradicional da delícia. É claro que tivemos que provar também, né?
Essa é uma das comidas que já até pesquisei a receita na internet, pois vale a pena a empreitada!
Langós sendo preparado da forma tradicional, em Szentendre |
Hum, água na boca, hein? Langós de Szentendre |
No mercado de Budapeste: boca pouco cheia durante a comilança - ao fundo, a placa do bar especializado (e sempre cheio) |