segunda-feira, 28 de novembro de 2011

comilanças: pierogi na Polônia

O prato mais famoso da Polônia é o pierogi. É parecido com um ravióli, mas é só aparência... A massa é bem diferente, bem mais pesada - além de poder ser cozido ou frito. E, a diferença principal: não tem molho! Isso mesmo: para comer o pierogi você até pode pedir por um molho, mas ele vem em uma vasilha separada e você mergulha o pierogi lá. E os molhos são bem simples, um dia comemos apenas com manteiga derretida.
Os recheios são os mais variados possíveis. As opções mais comuns são bacon com batatas,  carne de porco, repolho ou cogumelos selvagens - delícia!
Como somos meio esfomeados, a primeira vez que fomos em um restaurante provar o tão famoso prato, pensamos que tínhamos sido enganados... cada porção vinha com nove ou doze unidades. Pedimos o com nove (um para cada um) só porque a garçonete falou que era mais do que suficiente. Quando chegou, falamos ao mesmo tempo: "ih, mais uma vez nossa fome foi subestimada, isso aqui tá muito pequeno..." Mas custamos a comer tudo, porque a massa é mesmo muito diferente de tudo que já provamos antes, e bem mais pesada.
Mas a delícia polonesa foi super aprovada e repetimos a dose várias dias para experimentar as diferentes versões. Por ser um prato muito tradicional, é muito fácil de achar - além de ser muito barato.
O restaurante mais famoso de Cracóvia e Varsóvia é o Zapiecek (fotos abaixo). As funcionárias trabalham com roupas típicas e a decoração é linda! Ah, o mais importante: tudo que comemos estava delicioso!
Hum, deu água na boca de lembrar!
Um prato super suculento de pierogis!
E as garçonetes do Zapiecek.


O cartaz do Zapiecek com outras comidas típicas polonesas que estão no cardápio:
pierogi, uma carne que não sei qual é (não é meu departamento),
uma espécie de panqueca, sopa, e um "cachorro quente aberto".
Para quem tiver disposição: se deu água na boca, no site do Zapiecek você pode aprender a receita tradicional do pierogi. Se o polonês não estiver afiado, a barra de tradução do google ajuda muito!
E também é possível ver o cardápio clicando aqui. A Polônia não faz parte da zona do Euro, então não se esqueça de converter os valores e dar um grande sorriso quando ver o preço em reais...

Um comentário:

Leu até o final? Então, registre aqui sua opinião!