quarta-feira, 28 de março de 2012

"kefi"

Ontem, no meio de uma tarde sem muitas atividades, acabamos vendo um filme chamado Falando Grego (My life in ruins, título original). No início parecia razoável, algumas piadas engraçadinhas aqui ou ali. Mas a quantidade de esteriótipos de todo tipo foi aumentando em progressão geométrica e minha paciência - que não tem sido a maior do mundo nos últimos tempos - foi se esgotando.

Em quase todos os quarteirões do Monasticari, em Atenas, existe uma mesa
 na calçada com um grupo de homens jogando e bebendo café gelado.
Mas a síndrome de Poliana (que às vezes insiste em me atacar) fez com que eu encontrasse alguns pontos positivos na dita película. Um deles foi ver certos cenários da Grécia, que parecem ser montagens feitas para o cinema... Outro, foi relembrar o jeito dos gregos que, talvez por lembrarem um pouquinho os brasileiros, fizeram com que nos sentíssemos tão bem durante nossa estadia por lá.
O entusiasmo e a paixão que alimentam o espírito dos gregos é chamado de kefi. Se você não é uma pessoa, digamos, dionisíaca... você não tem kefi ou ainda não o encontrou. A música, a dança, a boa comida, uma pausa no trabalho para um bom café... coisas importantes para um grego que se preze e que queira manter sempre aceso seu kefi.


Música e dança grega.

Sempre pode ser uma boa hora para aproveitar a vida. Eis o kefi!

Um comentário:

  1. Adoro a Grécia. São tão legais, principalmente nas ilhas, que parecem conosco. Somos todos feirantes. Falamos alto, adorqmos uma conversa e a vida, apesar dos problemas que os dois países cruzam. Kefi é o espírito que todos deveríamos cultuar pois tira nossas vidas da chatisse terrena e nos eleva ao Olimpo. ❤Greece

    ResponderExcluir

Leu até o final? Então, registre aqui sua opinião!