domingo, 11 de março de 2012

pão de queijo internacional

Quando morávamos fora do Brasil, todos sempre perguntavam se não estávamos morrendo de saudades das comidas daqui - principalmente, porque somos de Minas, um estado com uma culinária para lá de peculiar. Aliás, compramos um guia do Brasil feito para gringos e eles dividem a comida brasileira em quatro grupos: culinária amazônica, gaúcha, baiana/nordestina e mineira!
Acho que nunca morremos de tanta saudade por dois motivos muito simples. O primeiro deles é que somos muito adaptáveis, sem muitos hábitos tão arraigados. Posso passar meses (talvez até anos) sem comer arroz com feijão sem ficar em nada abalada. O outro motivo é que, quando morávamos em Dublin, sempre comíamos em casa. Assim, quando dava vontade de comer alguma coisa, era só fazer! 
Uma das pouquíssimas coisas que nos fez ficar aperreados, foi a falta de pão de queijo. As lojas de produto brasileiro vendiam a massa pré-pronta da Yoki, mas definitivamente... não foi aprovada. Nossa vida mudou quando nossa querida amiga Áurea compartilhou uma receita adaptada para os produtos disponíveis no mercado europeu. Essa semana repeti a receita para relembrar desse gostinho delicioso que tanto nos salvou quando o banzo insistia em chegar...
Então, resolvi compartilhar! E já aviso mesmo para os paladares mais tradicionais: a receita é nada convencional, mas o resultado é ótimo! 
A parte mais difícil é saber qual queijo usar para substituir o queijo minas. Na Europa existe um queijo muito comum na Irlanda e no Reino Unido, chamado Irish Cheddar. Apesar do nome, ele nada se parece com o cheddar que conhecemos e lembra bastante alguns tipos de parmesão (mas bem menos "ácido"). Então, lá vai:
- 500g de matured irish cheddar (é claro que no Brasil a receita é feita com o ingrediente mais importante: uma peça de queijo minas curado)
- 500g de polvilho doce (uma passadinha nas lojas de produtos brasileiros é indispensável!)
- 4 ou 5 batatas médias
- 2 ovos
- 200g de iogurte grego (tem uma consistência entre o iogurte e o creme de leite e é delicioso. Para fazer a receita no Brasil, substituí por iogurte natural - pouco menos de um copinho).

** Descasque e cozinhe as batatas com sal. Depois de cozidas, retire e amasse com um garfo. Misture às batatas o queijo ralado, os ovos e o iogurte grego. Mexa até a massa ficar homogênea. Depois, vá acrescentando o polvilho aos poucos. Faça as bolinhas e asse no forno pré-aquecido até dourar. O pão de queijo fica "rendado" por dentro e com uma casquinha bem crocante embaixo. Então... deliciem-se!
Nosso companheiro, onde quer que estejamos.
Eu gosto mais queimadinho, então sempre deixo uns minutinhos a mais no forno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leu até o final? Então, registre aqui sua opinião!