terça-feira, 24 de maio de 2011

o que os guias não contam

Piazza Ferrari, em Gênova
Depois de conhecer Veneza, fiquei achando que tínhamos cometido um enorme erro começando a viagem por lá. Algum lugar no mundo poderia ser mais bonito do que Veneza? Tudo me fazia pensar que não.
De lá, fomos para Verona, depois Mântua, depois Gênova. Confesso que não tinha muitas expectativas com relação a Gênova... um dia antes de irmos ele me perguntou:
"O que é que tem lá mesmo?"
"Molho ao pesto e um porto muito grande", respondi. Minha resposta ingênua se baseava no que li em nosso guia, que se restringe a uma pequena foto e não mais do que três parágrafos. Grande erro.
A cidade, com mais de cem palácios, parece ter sido pensada de uma vez só para que nada saísse errado. Porque não saiu. Como se não bastasse a arquitetura tão difícil de se fazer entender por fotos, a cidade fica entre um enorme porto e montanhas. Mar e montanhas juntos no mesmo lugar? Uai, se também tivesse pão de queijo virava fácil um paraíso para qualquer mineiro. No meu caso, problema resolvido: troquei o pão de queijo pela pizza ao pesto e fiquei muito triste ao ter que deixar Gênova.
Certos lugares possuem, muito mais do que algum tipo de beleza natural ou histórica, um clima que nos atrai  do começo ao fim. Essa foi a nossa Gênova. Como diria nosso querido Aléssio: "uma pérola na Itália!"
Vista do alto da cidade.












Pátio interno do Palazzo Reale





3 comentários:

  1. Ei colega, ei filho,

    Daqui uns dias vão ser tres aqui e ali.

    Estão preparados para a mudança?

    bjs.

    ResponderExcluir
  2. Caros 'Brasilianos', que bom que gostaram tanto inclusive de Genova. Eu não conheço o lugar, bom saber. Quais as próximas etapas? Se estiverem indo para a Toscana, preparem-se para mais maravilhas...

    Grande abraço, Alessio

    ResponderExcluir
  3. Oi Alessio! Nossas notícias estão super atrasadas por aqui! Ficamos nove noites em Florença e agora estamos em Bolonha para mais duas noites.
    Fiquei muito impressionada com a Toscana, cada viagem de trem que fizemos era de deixar mais e mais de boca aberta!
    Impossível nâo se apaixonar pela sua Itália!!
    Abraços, Karina

    ResponderExcluir

Leu até o final? Então, registre aqui sua opinião!